domingo, 28 de outubro de 2007

Indicadores

Existem vário tipos de indicadores, como por exemplo:

  • Indicadores de PH;
  • Indicadores de Gestão;
  • Indicadores Sociais;
  • ...

Independentemente do tipo de indicador que se esteja a tratar a utilização de um indicador tem sempre como objectivo medir e comparar.

Vale a pena usarmos indicadores??

Na minha opinião vale, no entanto um indicador dá-nos uma imagem desfocada da realidade mas sempre é melhor, na minha opinião, termos essa imagem desfocada que a escuridão total.

A meu ver um indicador, nunca nos dá uma imagem 100% fiável, no entanto indica-nos uma probabilidade elevada de nos indiciar numa imagem muito próxima do real.

Com isto não estou a dizer que devemos deixar as decisões nas mãos dos indicadores, mas tomar a nossa decisão apoiada neles terá concerteza uma probabilidade mais elevada de nos induzir na decisão correcta.

Imaginemos a seguinte situação:

Uma empresa pretende admitir 3 recursos para 3 vagas. Tem 300 candidatos a concorrer para essas vagas. Como vai ela decidir quais os candidatos com maior competência para as funções?

Estamos perante um problema de decisão escolher 3 em 300, num pressuposto de justiça e imparcialidade, não parece ser tarefa fácil.

Seleccionar pela média do curso? As médias não são mais que meros indicadores, e a mim parece-me que não seja uma escolha pertinente uma vez que se revelam indicadores insuficientes, poderão medir a capacidade de trabalho do individuo e mesmo assim é subjectivo porque não sabemos que aconteceu durante o curso, por exemplo uma doença em época de exames ou frequencias, que possa ter tido impacto na sua média.

Realizar um teste de QI? Realizar um teste de personalidade? Todos os indicadores são importantes e é do conjunto de indicadores relevantes para a análise que devemos de basear a nossa decisão, tendo a consciencia no entanto que poderemos estar errados algumas vezes, no entanto é um risco controlado.

Nenhum comentário: