quinta-feira, 20 de setembro de 2007

PROBLEMAS:::PROBLEMAS:::PROBLEMAS!


Os problemas possuem diferentes niveis de complexidade. Um problema complexo não é mais que
a soma de problemas simples.

Quando pensamos num problema conseguimos sempre distinguir um objectivo que se esconde por
trás desse problema.

Por exemplo:

Será que devo ir ao cinema esta noite?

Se tivermos em atenção esta frase por si só, não conseguiriamos distinguir nitidamente um
objectivo porque o problema não foi completamente formulado. Quando eu me coloco este
problema desta forma, 2 interpretações são possiveis e consequentemente poderia distinguir 2
objectivos se pensasse:
1- Objectivo de ir ao cinema
2- Objectivo de não ir ao cinema

A colocação correcta do problema é meio caminho andado para a solução, vejamos, se eu
colocar a questão da seguinte forma:

Será que devo de ir ao cinema esta noite porque combinei com o João antes de me sentir tão
cansada?

O meu objectivo é não ir ao cinema, no entanto eu já combinei com o João.
A solução é ligar ao João dizer-lhe que estou cansada e:

se ele me disser que já comprou os bilhetes eu ligo a uma amiga para ir com ele no meu lugar e
o problema resolve-se, caso nenhuma das minhas amigas queira ir ao cinema pagarei o meu
bilhete ao João e digo para ele convidar alguém para ir com ele;
se ele disser que tudo bem fica para a próxima o problema fica resolvido.
Existem vários caminhos para solucionar um problema, no entanto nem todas atingem o mesmo
grau de resolução do mesmo.

Do ponto em que nos colocamos um problema até ao ponto em que encontramos uma solução,
existe todo um percurso que tem de ser percorrido que envolve a resolução de vários
subproblemas e a concretização de vários subobjectivos, a esse percurso chama-se
aprendizagem.
A experiência associada á aprendizagem torna os problemas menos complexos para o individuo
que se encontra em aprendizagem constante.


É possivel termos um PROBLEMA sem OBJECTIVO?? (dêem a vossa opinião)
Na minha opinião não.


Qual a definição de Problema nas seguintes ópticas: Sigmon, Informáticos
SIGMON: Tenho um problema quando existe um GAP entre estado real e o estado desejável;
Informáticos: Umproblema envolve um algoritmo que permite ao input passar a output.

4 comentários:

Pedro disse...

Quem me dera que todos os meus problemas fossem o facto de ir ou nao ao cinema!! eheheh
Gostei da reflexão!
Até amanha!

Rui Cunha disse...

Magda, gostei do teu exemplo do cinema,da forma como deste uma balda ao João e da forma como fizeste referência a dois conceitos que acho importantes no processo de decisão e na resolução de problemas: a aprendizagem e a experiência.

Rui Cunha disse...

Carla!!! e não Magda como referi no comentário anterior.Sorry!!nao vi o teu nome no blog e é mto parecido ao da magda...

MSIAD A POTES disse...

Obrigado pelos Vossos comentários.

Eu acho que o importante é sabermos aplicar os conceitos até nos eventos mais vulgares como uma ida ao cinema ;)