sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O Que é GERIR?

Dificilmente se encontra uma definição unanimemente aceite para o conceito de gestão... no entanto existe algum consenso relativamente a que este deva incluir obrigatóriamente o seguinte ponto:


  • conjunto de tarefas que procuram garantir a afectação eficaz de todos os recursos disponibilizados pela empresa, na pressecução dos objectivos estabelecidos.

Por outras palavras, compete ao gestor a optimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais, fundamentadas no tratamento de dados e informação relevante e, dessa forma, contribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.

Sendo o gestor alguém pertencente à organização e a quem compete a execução das tarefas de gestão, torna-se agora mais fácil encontrar um conceito que o identifique.

Segundo Henry Fayol:

é a pessoa a quem compete a interpretação dos objectivos propostos pela organização e agir, através do planeamento, da organização, da liderança ou direcção e do controlo, afim de atingir os referidos objectivos. Daqui se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que considera mais eficazes para atingir os objectivos propostos, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando e/ou liderança e de controlo.


O que é liderar?


Conceito de Liderança

  • É um fenómeno de grupo
  • envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objectivos específicos.

As funções de liderança incluem, portanto, todas as actividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.


Um aspecto importante neste conceito é a palavra influência em lugar de imposição. De facto, é possível impor determinadas acções a um colaborador quando se tem poder para tal, contudo, é impossível impor a motivação com que cada um leva à prática essa mesma acção. É esta motivação que a liderança procura melhorar.

Para um líder não é suficiente atingir os objectivos da organização; é necessário que as acções desenvolvidas pelos colaboradores sejam executadas por sua livre vontade.


Segundo Max De Pree...

Acentua na liberdade dos subordinados e na serviciência dos líderes.

Considera a liderança como a arte de “libertar as pessoas para fazerem o que se exige delas de maneira mais eficiente e humana possível”.

A primeira responsabilidade de um líder é a definição da realidade e a última é agradecer; entre as duas deverá tornar-se um servidor da organização e dos seus membros - é o contraste entre os conceitos de propriedade e de dependência.

A medida de uma boa liderança encontra-se nos seus seguidores: quando estes atingem o seu potencial, alcançam os resultados pretendidos e estão motivados, é sinal de uma boa liderança.


Bocas entre aulas...

No conceito de liderança está sujeito um fenómeno de grupo, na interrogação como lideras a tua vida?... eu apenas encontro um individuo, eu a liderar a mim própria e como eu sozinha não sou um grupo não preciso de comunicar na minha própria liderança porque a comunicação de um para um é um monologo, ou seja não se aplica, foi neste ponto que discordei com a professora Trigueiros... se bem que agora pensando nesta questão e imaginando a questão como lideras a tua empresa? ai eu nem teria duvidas que a comunicação era fulcral no papel da liderança de uma empresa e não só de mim para os meus colaboradores mas também de mim para o resto dos agentes economicos com os quais necessito estabelecer relações diversas e desta forma compreendo que eu na liderança da minha vida não tenho apenas de comunicar comigo mas também com os outros, aqueles com os quais estabeleço relações diversas, de forma a conseguir atingir os meus objectivos!

4 comentários:

Zézinha_Trig disse...

Cara Carla
Obrigado pelo estupendo resumo de Gestão.
Continuo a pensar que mesmo na liderança pessoal a comunicação é fundamental mas se calhar é uma questão de estilos!

Rui Cunha disse...

Gostei desta passagem no teu resumo:

"...Um aspecto importante neste conceito é a palavra influência em lugar de imposição. De facto, é possível impor determinadas acções a um colaborador quando se tem poder para tal, contudo, é impossível impor a motivação com que cada um leva à prática essa mesma acção. É esta motivação que a liderança procura melhorar..."

Bom trabalho!

MSIAD A POTES disse...

Este artigo foi baseado num artigo que li e está disponivel no seguinte link:

Acho que as ideias por ele transmitidas muito se adequam ás minhas ideias, julgo que nesse link encontrarás muitas definições no âmbito da Gestão muito sintéticas e interessantes. Obrigado pelo comment :)

http://www.notapositiva.com/dicionario_gestao/gestao.htm

Unknown disse...

Boa tarde eu queria saber oque é gerir?