A palavra “inteligência” vem do latim inteliggentia, que significa “compreensão”, “faculdade de compreender”.
A inteligência pode ser definida tendo em conta os seguintes traços: capacidade de adaptação a situações novas e resolução de problemas, capacidade de pensar abstractamente e capacidade aprender.
Estas três capacidades são indissociáveis, complementares, nenhuma delas pode ser analisada de forma independente. Estão interligadas, constituindo diferentes tipos de inteligência.
A inteligência é um sistema complexo.
Thorndike distinguiu três tipos de inteligência que interagem de forma constante a construtiva segundo o tipo de exigências a que estamos sujeitos.
Inteligência prática – tipo de inteligência que recorre a acções e representações perceptivas para resolver problemas. A inteligência prática permite resolver, de forma concreta, problemas práticos do quotidiano.
Inteligência social – tipo de inteligência que se manifesta na vida relacional e social e na resolução de problemas interpessoais, recorrendo predominantemente à intuição.
Inteligência conceptual ou abstracta – tipo de inteligência que se manifesta na capacidade de resolver problemas recorrendo à linguagem e a outros sistemas simbólicos. Manifesta-se em capacidades de compreensão, raciocínio, na resolução de problemas e tomadas de decisão.
Para conhecimento de outras classificações de inteligência e para a realização de algum teste neste âmbito poderão consultar este site: http://www.miresearch.org
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bem. Então face a isto define agora Inteligência de (no ) negócio, BI! Força, fico à espera.
MJT
Postar um comentário